Conceito Sustentável

Imagem Representativa da Marca

  A nossa marca, nasceu do desejo de criar produtos com os quais nos identificamos e do prazer e satisfação que o processo nos dá. E principalmente, de poder partilhá-la através da nossa loja virtual.

Este projeto já tinha alguns anos e estava à espera do momento certo para se concretizar, a falta de trabalho combinada com o imenso tempo disponível devido á "Covid 19 ", fez com que o projeto começasse.

"JANELA D'ALMA", foi o nome escolhido e a sua imagem representativa a de uma janela típica portuguesa.

 

A escolha das Matérias Primas

Fomos alertados por inúmeras vezes, que o nosso planeta tem imensos problemas de sustentabilidade. No entanto e apesar de todos os avisos que a comunidade científica tem vindo a fazer, muito pouco tem sido feito. Por isso, pensámos que a escolha dos materiais com que iriamos trabalhar, poderia ser o nosso "pequeno " contributo para esta questão ambiental. Decidimos então, que os materiais deveriam ser o mais sustentáveis possível, ou seja amigos do ambiente. Ao mesmo tempo, gostaríamos que tivessem também fortes raízes na nossa cultura portuguesa.


Assim, os materiais escolhidos como base para os nossos produtos foram: CORTIÇA and LINHO. São materiais muito nobres, devido às suas propriedades e características muito próprias:
  • são 100% vegetais, por isso biodegradáveis;
  • as suas culturas não prejudicam os solos onde são cultivados nem o ambiente circundante;
  • após serem colhidos, são selecionados e separados por categorias porque são utilizados em diversas áreas, proporcionando uma mínima taxa de "desperdício";
  • e são de excelente qualidade, por isso são materiais de longa duração.

 

Tecidos - Linho e Cortiça

Design Consciente e Responsável

A fase seguinte, para dar continuidade à construção da identidade da nossa marca, foi definir os bordados como parte fundamental do elemento visual dos nossos produtos. Isto porque, sempre fomos verdadeiros apaixonados pelos bordados, e porque também eles estão fortemente enraizados nas nossas tradições e cultura. Desta forma, perpetuamos a tradição dos nossos antepassados, o que lhe acrescenta ainda mais valor.

O nosso processo criativo e produtivo é praticamente todo feito à mão, com exceção da parte final do bordado que é executado à máquina. As restantes etapas são todas manuais:
  • o corte dos tecidos;
  • a elaboração e criação do desenho;
  • o processo criativo da elaboração do design do bordado, que na realidade requer muitas horas de trabalho. Numa primeira fase, num programa informático específico e numa segunda fase, a testagem do bordado no tecido. Esta última, normalmente, requer várias tentativas e vários ajustes;
  • as etiquetas dos produtos com a nossa marca, são também bordadas;
  • a confeção, que consiste em juntar todas as partes preparadas numa primeira fase e coser á máquina até concluir o produto final;
  • e as etiquetas com as recomendações e cuidados a ter na lavagem e limpeza dos mesmos.
Os restantes materiais, tais como tecidos em algodão, linhas de costura, linhas para os bordados, rendas e outros são 100% algodão, o que significa que são sempre de excelente qualidade.

Desta forma, o nosso objetivo principal e constante é o de criar um produto diferente, utilizando materiais muito distintos e opostos, quer em texturas, cores e padrões. Assim misturamos tradição e modernidade, tendo como fonte de inspiração principal a natureza.