Linho - 100% Natural
O linho é um dos tecidos mais antigos conhecidos pelo homem, uma vez que é utilizado em vestuário e as primeiras fibras de linho tingidas têm registos que datam de 2.500 a.C.
A fibra de linho pode ser classificada como uma fibra natural, de origem vegetal, obtida a partir do caule de plantas da família Linácea.
A fibra de linho é extraída do caule da planta do linho, que pode ter até 1,2 metros de comprimento, com flores azuis ou brancas.
A fibra confere ao tecido de linho certas características que o distinguem de outras, tornando-o um dos mais nobres, tais como: é brilhante e flexível, elegante e suave, forte e durável, tem baixa elasticidade, tem grande resistência à tracção, é altamente absorvente e seca rapidamente, é termo-regulável, anti-alérgico, anti-bacteriano, e é resistente ao desgaste e à abrasão.
Linho: um conceito sustentável
O linho está entre os tecidos mais ecológicos que existem, porque quando 100% é completamente vegetal, e portanto 100% natural. É bastante sustentável porque não há desperdício de material durante a produção de tecido de linho, onde apenas são utilizadas as melhores fibras, porque o que não é utilizado no fabrico, pode ser utilizado noutras indústrias, tais como papel e cosméticos, e o cultivo em si é renovável, não tornando inútil a terra onde é plantado.
As restantes partes - linhaça, óleo, palha e fibras de baixa qualidade são utilizadas na produção de uma vasta gama de produtos: sabão, óleo saudável para papel e até ração para gado.